Entenda por que chocolate é venenoso para cães

Chocolate é um veneno para cães, algumas pessoas ainda não sabem disso, mas é um conhecimento que todos os tutores ou quem deseja adotar um cão deve ter. Nesse artigo vamos falar sobre os perigos do chocolate e como agir em relação a esse alimento tão perigoso para os cães.

Porque chocolate é venenoso para cães?
Chocolate tem uma substância chamada teobromina, o chocolate branco tem a menor quantidade dessa substância, o ao leite vem em segundo lugar como menos perigoso, sendo os chocolates amargos e os com maior concentração de cacau os mais perigosos para os cães.

O problema da teobromina é que ela faz mal ao sistema nervoso dos cães, essa substância pode causar aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores, convulsões e crises alérgicas.

O cão pode falecer se comer chocolate?
Sim, infelizmente dependendo da quantidade ingerida e do porte do animal, o cão pode chegar a óbito por ingestão de chocolate. Por mais que seja delicioso e a maioria dos humanos adore, em grandes quantidades e dependendo do peso do cão, o chocolate pode matar o animal.

O que acontece é que nós humanos metabolizamos rápido a teobromina e assim não temos nenhum problema, mas os cães não conseguem eliminar a substância com eficiência e acabam intoxicados.

Se um cão de pequeno porte encontrar um ovo de páscoa, por exemplo, e o ingerir sem que ninguém o impeça, ele pode sim falecer. Filhotes correm ainda mais perigo, pois assim como crianças humanas, são mais frágeis e naturalmente pesam bem menos que cães adultos.

A melhor forma de agir é evitar chocolate
Cães gostam de chocolate assim como humanos, eles podem pedir, mas nunca dê chocolate ao seu cão, nem o mínimo que seja. Isso é extremamente perigoso, e a melhor forma de evitar que qualquer problema venha a acontecer é não deixar que eles cheguem nem perto de chocolate.

Se seu cãozinho brinca pela casa e tem acesso livre a todos os lugares, não corra o risco de deixar chocolate em nenhum local da casa que não seja bem escondidinho na geladeira e longe dele.

Como agir se o cão ingerir chocolate?
Se o cãozinho conseguiu de alguma forma consumir chocolate o correto é leva-lo imediatamente ao veterinário, o cão deve ser atendido em caráter de urgência. Com uma ingestão recente de até 3 horas o médico veterinário vai conseguir induzir o vômito para eliminar o alimento.

Pode ser que a lavagem gástrica precise ser realizada e o cãozinho precise ser internado, é bom ter uma ideia de quanto chocolate o cão ingeriu para informar ao veterinário que irá realizar os procedimentos necessários e cuidar do cãozinho.

Mesmo que o cãozinho tenha ingerido uma quantidade mínima que não o fez mal, é importante impedir que ele venha a consumir chocolate novamente, isso porque a teobromina fica no organismo dos cães por até 6 dias e se ele voltar a ingerir a substância isso pode agravar o quadro e leva-lo a uma intoxicação.

Fonte: R7

, , , , ,