Baleia-jubarte é avistada no rio Hudson, em Nova Iorque

Uma baleia-jubarte tem sido avistada no rio Hudson, em Nova Iorque (EUA), desde sábado, para encanto dos habitantes. Os nova-iorquinos fizeram uma votação para decidir que nome dar ao mamífero.

O nome vencedor foi Liberty, provavelmente uma referência à Estátua da Liberdade, no rio Hudson. A visita da baleia Liberty tem sido bem documentada através das redes sociais.

Paul Sieswerda, presidente da Gotham Whale, organização que monitoriza a vida animal marinha, contou que é comum ver baleias-jubartes perto de Nova Iorque e Nova Jersey nesta altura do ano. Os animais param para se alimentarem antes de procurarem as águas mais quentes do sul, explicou Sieswerda, mas geralmente não sobem o rio Hudson.

Sieswerda acredita que a baleia subiu o rio para perseguir um cardume. Nos últimos tempos o rio Hudson tem ficado mais limpo e com mais peixes devido aos esforços de limpeza e de conservação das águas de Manhattan, segundo o New York Times.

O especialista afirmou ao jornal americano que a baleia parece bem e saudável neste momento, mas que corre grande perigo. “Trata-se de uma área onde circulam muitos navios que sobem e descem o [rio] Hudson”, explicou Sieswerda.

A guarda costeira pediu aos barqueiros para evitarem perturbar as baleias da zona. Segundo Jen Goebel, porta-voz da Administração Nacional dos Oceanos e Atmosfera, as pessoas devem circular a pelo menos 30 metros de distância dos animais.

Fonte: DN

, ,