Cirurgia ‘repara’ bico deformado de ave que cresceu demais dentro de ovo

Um filhote de milhafre-egípcio que nasceu com o bico deformado depois de crescer demais dentro do ovo foi submetido a uma cirurgia reparadora na Inglaterra.

Batizado de Beaky, o pássaro foi submetido a uma cirurgia na parte inferior do bico nove dias depois do nascimento.

O bico do filhote ficou deformado e apontando para o chão depois que foi dobrado e pressionado contra a casca do ovo durante a incubação.

Veterinários afirmaram que a cirurgia foi bem-sucedida e disseram esperar que o filhote tenha uma vida normal, podendo viver até 25 anos.

O filhote nasceu no Centro Internacional de Aves de Rapina (ICBP, na sigla em inglês) na cidade de Newent, no condado inglês de Gloucestershire.

Neil Forbes, que participou do procedimento, afirmou que quebrar e recolocar a mandíbula de um pássaro tão jovem foi “desafiador e complexo”.

“Estou absolutamente fascinado. Nós pegamos um filhote que não tinha chance de sobrevivência e demos a ele uma nova chance”.

Os milhafres-egípcios tem bico de cor amarelada e são encontrados principalmente no norte da África. São aves de rapina e se alimentam de pequenos mamíferos.

Recuperação

Holly Cale, do ICBP, afirmou que Beaky se “recuperou extremamente bem”.

“Estamos encantados com o sucesso da cirurgia e, apesar de tudo, ele está se recuperando muito bem”.

Beaky vai permanecer no ICBP antes de ser transportado para a Bélgica, onde deve participar de apresentações com outros pássaros de sua espécie.

Fonte: Terra Notícias

, ,