Em Juara (MT) cadela da exemplo de amor aos humanos que abandonam animais

Uma cadela, sem ter tido filhotes, adotou e amamenta três filhotes de gatos que foram abandonados por pessoas insensíveis. A cadela percebeu a situação e sentindo compaixão sincera pelos filhotes, amamenta-os como se fosse a mãe biológica. A natureza conspirou a seu favor e assim, fabrica leite para eles, mesmo não estando com cria.

Maria José da Silva, mãe e professora, mora em uma chácara, localizada à cerca de 5 km do município de Juara, relatou a reportagem, que alguém jogou 3 filhotes de gato bem novinhos na estrada e o filho de 11 anos encontrou e começou a cuidar deles com leite, água e até que ele pode levar para casa e continuar a cria-los.

Na casa existe uma cadela, que ofereceu amamentá-los. Maria José achou estranho ela amamentar, porque a cadela não estava com cria, ou seja, teve leite espontaneamente apenas para amamentar os filhotes de gatos abandonados.

A cadela deita e os gatinhos mamam, porque ela tem leite, mas amamenta as escondidas e se alguém chega perto ela se levanta. Os gatos estão saudáveis e limpos, conta a professora.

O exemplo para os seres humanos fica evidenciado nessa atitude da cadela, pois pessoas maldosas jogam fora os animais e um outro animal acolhe. “O ser humano erra até muito mais que o próprio animal”, disse.

O filho de 11 anos Paulo Henrique, também narrou a história dos gatinhos contou que ficou feliz de perceber que a cadela de estimação adotou os gatinhos abandonados. “Achei bonitinho, um exemplo de vida né? A pessoa que jogou os gatos achou que eles não mereciam, mas a cadela foi lá e adotou eles”, disse.

Veterinário
O veterinário Victor disse que o comportamento da cadela é considerado normal dentro do mundo animal. O especialista explica, que fêmeas de diversas espécies costumam criar filhotes de uma espécie diferente como se fossem seus. “É um comportamento materno que elas acabam adotando involuntariamente. Assim como ela, uma cadela acolheu os gatinhos, pode ocorrer o processo inverso. Entre as vacas, por exemplo, é normal os bezerros serem cuidados por mães diferentes”, esclareceu.

Em relação à amamentação, o veterinário disse que a geração de leite está relacionada a dois fatores: a estimulação das glândulas mamárias e as alterações hormonais no animal. “No caso da cadela, mesmo que ela nunca tenha cruzado ou não esteja com cria, os gatinhos estimularam as glândulas a produzirem o leite. Essa mudança no organismo está também relacionada às alterações hormonais que geralmente antecedem o cio”, finalizou.

Fonte: Acesse Notícias

, , , , ,