Entenda mais sobre a visão dos cachorros

O maior mito sobre a visão canina é que os cães enxergam em preto e branco, por muito tempo as pessoas acreditaram nisso e até mesmo os estudiosos do assunto, porém já foi comprovado que os cães enxergam cores sim, só não enxergam da mesma forma que nós humanos.

Afinal, quais cores os cães enxergam?
Os cães enxergam de uma forma mais desfocada e as cores não se distinguem em tantas tonalidades como para nós, que distinguimos facilmente rosa choque e rosa bebê, por exemplo.

Os cães não enxergam essas diferenças e algumas cores nem são vistas por eles, vermelho, verde e suas diversas tonalidades não são enxergadas, enquanto o azul é facilmente detectado pelos olhos dos cães.

Os cães conseguem enxergar amarelo, azul e cinza e as outras cores acabam se atenuando e se tornando uma dessas cores. Isso pode te ajudar na hora de escolher os brinquedos do seu cão, por exemplo, optar por um brinquedos amarelos e azuis pode ser melhor.

Os cães enxergam no escuro?
Mais ou menos, acontece que os cães não conseguem enxergar na escuridão total, mas enxergam muito melhor no escuro parcial do que nós. A retina dos cães tem mais células bastonetes, adaptadas para condições de pouca luminosidade, e menos células cones, que trabalham na percepção das cores e detalhes.

Por isso os cães enxergam melhor no escuro e não distinguem tantas cores. Os cães também não são bons com detalhes, mas são muito bons com movimento e captam bem os movimentos que acontecem ao seu redor.

Os outros sentidos substituem a visão?
Claro que os outros sentidos não substituem a visão, e o cão a usa e ela lhe serve bem, mas o olfato e audição muito apurados e o conjunto total dos sentidos fazem com o que o cão não sinta tanta falta de uma visão mais apurada como a nossa.

Eles não precisam enxergar muitas cores e detalhes para compreenderem o mundo ao seu redor e o olfato e audição ajudam sim o cão a perceber muitas coisas que muitas vezes nem mesmo nós que podemos enxergar tantas cores notamos.

Eles podem sofrer das mesmas doenças que nós
Catarata, olho seco, glaucoma, úlceras, miopia e a possibilidade de cegueira inclusive na velhice também atingem os cães. Eles precisam de cuidados assim como nós e a medicina veterinária avançou muito nessa área, mas se eles inevitavelmente ficam cegos, conseguem se sair bem com a ajuda do olfato e audição muito apurados.

Fonte: R7

, ,