Estudo explica porque o cachorro pula de alegria ao ver seu tutor

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em junho deste ano, mais de 44% das casas brasileiras são lares de cães. Segundo o instituto, os cachorros já somam 52,2 milhões, ou seja, temos mais cãezinhos do que crianças.

E se você acha que o animal está mais ligado na comida do que no laço afetivo entre vocês, está redondamente enganado! O pesquisador e neurocientista americano Gregory Berns descobriu em um de seus estudos um padrão similar ao dos humanos na atividade cerebral dos cães.

Os testes foram feitos por ressonância magnética e os resultados, que podem ser a prova de sentimento do animal, apareciam quando os tutores entravam na sala. Segundo a pesquisa, a habilidade de experimentar emoções teria o mesmo nível que o apresentado por crianças pequenas.

Ainda de acordo com Berns, o cachorro sabe diferenciar outros cães e seres humanos. Caso o cheirinho for de um humano conhecido, a resposta que o cérebro dá é de recompensa. Isso não acontece nem se o cheiro apresentado for de um cachorro amigo. Então podemos dizer que seu cachorro sente felicidade de verdade quando você chega em casa. Entenda os principais motivos:

1 – Comportamento adquirido
O cão é muito sociável. Só conquistou esse lugar no seu colo, porque os antepassados dele quiseram a companhia do homem. Desde a sua domesticação, a interação do cachorro com o homem mudou a tal ponto que o animal usa os nossos próprios sinais de comunicação. Por exemplo, o ritual de saudação quando te vê.

2 – Não aprendeu a dizer adeus
Por ser um animal social, um dia sem você pode ser bastante chato. A super reação em te ver pode ser causada porque ele ainda não aprendeu a aceitar que às vezes vocês precisam se separar.

3 – Diversão garantida
O animal sabe que com alguém por perto a chance de aventura e diversão é muito maior, portanto, nesse caso, a felicidade de ver o tutor se mistura àquela vontade de passear e brincar por toda a vizinhança.

4 – Não era cilada, era amor!
Como dissemos no começo da matéria, a pesquisa aponta que o cachorro tem sentimentos – quem tem a companhia deles já tem certeza de que isso é verdade! Os cães não são capazes de falar e representar seus pensamentos, por isso a resposta emocional é considerada ainda mais pura e exagerada.

Ou seja, se você está aí, achando que ninguém te ama, é só descolar um cachorrinho. Vai transbordar amor na sua casinha, tanto de você pra ele, como dele pra você.

Divulgação

Divulgação

Fonte: TV Minas

, , ,