Onça invade bairro residencial e acaba morta

O filhote de onça-pintada invadiu, ontem à noite, o residencial Camping Club, localizado a cerca de 20 quilômetros do centro de Sinop. O animal estava na rua Jaú, quando acabou atropelado por um Fiat Stilo conduzido por um morador do bairro. Com o impacto, a onça teve diversos ferimentos e faleceu no local. O motorista do veículo não ficou ferido.

O empresário Ivanildo Vieira, dono do residencial, explicou que foi comunicado sobre o atropelamento, ainda ontem à noite. Esta manhã, ele relatou o caso ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que autorizou o enterro do animal. “Levamos a onça até uma área industrial e procedemos o enterro, conforme autorização do órgão”.

Segundo o empresário, a suspeita é que a onça tenha saído de uma área de reserva florestal, que circunda o lago do residencial. “Já vimos no lago animais como ariranha e sucuri. Agora, tivemos esta onça. Com o desmatamento que ocorre nas imediações, animais de todas as espécies acabam se refugiando nesta reserva ecológica”.

Ivanildo adiantou que pretende pedir uma varredura na área de reserva aos órgãos responsáveis. “Vamos solicitar ao Ibama e Corpo de Bombeiros para que façam esta varredura, no intuito de encontrar vestígios de animais deste porte, já que se trata de um núcleo urbano. Caso sejam encontrados animais assim, pediremos para que sejam removidos”.

Cerca de 5 mil pessoas residem no Camping Club. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que não foi comunicada sobre a ocorrência.

, , , ,