Projeto incentiva a tutela responsável de animais entre alunos de escolas públicas

Muitas crianças desejam tutelar animais domésticos, mas, depois que passa a animação, muitos são abandonados. Para evitar que isso aconteça em Descalvado (SP), voluntários estão percorrendo escolas públicas para conscientizar os alunos sobre a tutela responsável.

Com a ajuda de cães, eles entram nas salas de aula e conversam com as crianças sobre os cuidados para se ter um animal doméstico em casa.

“A ideia hoje é compartilhar com elas temas que envolvem a guarda responsável de um animal, ou seja, a importância de um bom alimento, da vacinação, da castração, os cuidados diários que você tem que ter com o animal”, explicou a voluntária Carla Pistori.

O grupo também aborda o problema do abandono. “Faz parte dessa questão da tutela responsável a adoção e o não abandono, que é muito o que acontece no fim de ano”, afirmou o voluntário Vinicius Ribeiro.

Na cidade, a Associação Protetora dos Animais (Apad) abriga 200 cães e 200 gatos resgatados em situação de risco ou abandonados. “Muitas vezes o maior problema deles é o alimento mesmo. Eles têm fome. São muito maltratados, sofridos. Então a primeira coisa que a gente faz é a avaliação veterinária, depois o alimento e depois também o carinho”, contou a administradora da entidade, Rosa Cortapasso

Com tantos animais, a associação não tem mais espaço e procura lares para os cães e gatos. “Nós contamos com a ajuda de voluntários que tiram fotos e colocam para doação em redes sociais”, explicou Rosa.

Fonte: G1

, , ,